Prediletos

27.2.03

O que rolou hoje na história?

Há 80 anos, Rui Barbosa sentia os primeiros sintomas de paralisia bulbar, seja lá que desgraça é isso. Há 101 anos, nascia o escritor inglês John Steinbeck, autor de "Vinhas da Ira". Há nove anos, pra dar uma forcinha pra eleição do FHC, era lançada a Unidade Real de Valor (URV). Em 1265, o sultão de Baibars tomou a Cesaréia.

Como é que eu sei tudo isso? Fiz uma pesquisa no Ponteiro, ora.

25.2.03

Agora é taxa!!

Cidadão paulistano que acabou de levar um choque com seu carnê do IPTU, esta é para você!! Taxa de lixo? Taxa de iluminação pública? Taxa de fiscalização de estabelecimentos comerciais? Taxa, taxa, taxa? Vá no Agora é Taxa, site criado por Marcos Miller, que pelo jeito, também não aguenta mais pagar tantas taxas e impostos.

, você poderá registrar sua indignação contra o aumento abusivo dos impostos e taxas municipais e participar de fóruns de discussão, preencher o abaixo assinado que será enviado à Câmera Municipal. Com um pouco de sorte, poderá conhecer aquela cidadã indignada e gostosa que pode passar por lá.

23.2.03

Oráculo virtual

O Facade é um site (em inglês) que oferece uma série de opções para consultas sobre o futuro, o destino, o amanhã, como quer que você o chame. Gratuito e funcional.
Há opções como runas, i-ching, tarô, bioritmo.
Duas sugestões:
Stichomancy – revela o futuro através de passagens aleatórias de livros (pode ser a Bíblia, o Livro da Selva ou o Batman).
Tarô – para artistas em crise, escolha o baralho de William Blake e peça que as cartas sejam tiradas no formato processo criativo.
Clique aqui.

22.2.03

Urgente, urgente

Eu não sei direito o porquê, mas vem aqui. Eu não sei explicar o que é isto, mas vem aqui!!! Depois, me explica tudo.

20.2.03

Comunicado Importante

Los prediletos de la web, agora com comentários. Falem, comentem, dêem dicas, doem grana...

Contra correntes

Volta e meia circulam pelas nossas caixas postais comovidas mensagens em solidariedade à nigeriana Safyia Hussaini. Ela estaria para ser apedrejada até a morte, condenada pela lei islâmica da Sharia, vigente em sua região do país. Para salvá-la, os internautas são convidados a ir a um site e assinar uma petição eletrônica que seria enviada ao presidente da Nigéria, que se comoveria e mudaria a situação.

Eu sempre desconfio dessas coisas. Sempre. Duvido que um tribunal seja sádico o suficiente para esperar o resultado de um abaixo-assinado para tomar uma decisão de vida ou morte. Pois eu achei a referência. Além de a corrente não funcionar pra nada, a mulher já foi absolvida. Não por causa de um abaixo-assinado, mas porque conseguiu provar que cometeu o adultério antes de a dura lei islâmica se tornar vigente em sua região. Se tiveres interesse sobre o caso, vai nesta página e lê esta também.

Sempre, SEMPRE que tu receberes um email duvidoso mandando tu fazeres alguma coisa pra salvar alguém ou ganhar dinheiro fácil, especialmente se disser algo como "É verdade! Urgente! Envie a todos os seus amigos!", vá ao site Inboxer Rebellion, da atentíssima Barbara Mikkelson. Provavelmente a corrente vai estar lá e ela vai explicar tintim por tintim por que é que ela é falsa.

"Siau-nos mà guiadora pel xarxam emmetzinat"

O site não é novo, já comentei sobre ele algumas vezes, mas sabe como é, a causa é justa. Problemas com a conexão? Navegação ruim? A placa de rede deu pau? Tá na hora de fazer uma prece para Santa Tecla, meu chapa.. Ela é padroeira dos internautas catalães - a capela virtual da santa é em catalão, inclusive, o que dá um charme especial à coisa, e lá você encontra as devidas preces para os mais variados problemas internéticos.

O Vaticano não reconhece a santa como provável padroeira da rede, o que é uma tremenda prova de falta de humor. Aproveite e envie seu protesto ao papa. "Si Veneres Santa Tecla, propaga'n la seva fe."


Heroísmo didático

Tem coisa mais chata que decorar tabela periódica? Eu não curtia nem um pouco no meu tempo. Pois dois professores da Universidade do Kentucky criaram um jeito no mínimo curioso para ajudar a tornar a tabela periódica mais divertida: a Tabela Periódica dos Gibis. Para cada elemento, eles procuram uma página ou um personagem de quadrinhos que ilustre suas características. No elemento ferro, por exemplo, há páginas do Homem de Ferro, dos Homens Metálicos e outros. Inclusive uma capa de um gibi antiguíssimo do Batman em que um vilão transforma o Homem-Morcego em cálcio mole, enquanto se torna um homem de ferro para poder fazer o mais suspeito dos heróis em pedacinhos. "Santa levada de ferro, Batman!", diria o Robin do seriado.

Antiguidades

Entre 1929 e 1967, o RS teve a segunda revista de maior circulação nacional, a Revista do Globo. Em seu apogeu, ela só era batida pela O Cruzeiro. Tal como a irmã carioca, mas antes, a Revista do Globo não resistiu à concorrência com a TV (e nem com o regime castrador dos milicos) e fechou as portas em 1967. Ela era editada pela Livraria e Editora do Globo, que era a vanguarda da época: foi a primeira no Brasil a publicar autores como Aldous Huxley. A seleção das obras era feita por Erico Verissimo, que também batia uma bolinha editando a revista. Na Revolução de 1930, eles deram uma edição especial com fotos do movimento varguista. Era o Globo Repórter de então.

Há alguns meses, a PUC gaúcha botou na internet a coleção completa da Revista do Globo. Uma equipe do departamento de Letras da universidade escaneou página por página dos 38 anos da revista, e botou à disposição dos viventes na rede. Pra pesquisadores e curiosos em geral é um banquete. O mecanismo de folheamento das páginas ainda é meio precário, e a busca ainda tem pequenos problemas. Mas dá pra se deliciar com coisas como o anúncio abaixo, de dezembro de 1930:

19.2.03

Thou yeasty folly-fallen mumble-news!

Esse é um legítimo insulto shakespeariano. Descubra novos e fascinantes insultos do bardo, se tu espiquíngres. Eles vêm geralmente de uma combinação eletrônica desta tabela de adjetivos elisabetanos.

Já que tá na onda de brincar com o Shakespeare, aproveita e descobre qual é o teu alter ego shakespeariano neste site. Eu, por acaso, venho a ser o Benedick, de Muito Barulho por Nada. Faz anos que li isso, não lembro mais nem da história e nem do personagem.

Este outro é uma bela referência sobre a obra do bardo. Tem como pesquisar dentro das obras dele para encontrar alguma frase ou palavra. Isso é tremendamente útil para tradutores, por exemplo. Para os curiosos, é interessante esta página, de frases que o velho William não escreveu. Pois tu sabias que há quem ache que foi Shakespeare quem disse que tempo é dinheiro?

E, se a língua de Shakespeare te faltar, vai neste glossário.

Notícias científicas e um oi

Que tal saber dos últimos avanços no estudo de como se forma a capacidade da linguagem no cérebro humano? Sabia que já estão identificando o gene da cegueira? E que quem bebe demais bravateia no boteco (não diiiiiga!!!!)?

Todos esses avanços na ciência podem ser acompanhados pelo site Newswise. Ele existe há cinco anos, e publica press-releases de universidades norte-americanas, sobre as últimas pesquisas desenvolvidas por elas. Tem muita coisa boa, muita coisa média e muita merda. Mas é uma boa fonte de pesquisa. Algumas notícias mais importantes são divulgadas em primeira mão, com embargo, apenas para jornalistas cadastrados no site. É uma burocracia sem tamanho pra se cadastrar: tem que mandar um fax com timbre da empresa em que se trabalha. Mas a maior parte das notas publicadas por eles pode ser lida sem precisar de senha. Mesmo as embargadas são dispensadas de senha depois. Os cadastrados também têm direito a escrever para eles perguntando qual é o especialista mais indicado para entrevistar sobre determinado assunto. Nota dez.

Ah, o oi? Oi, eu sou o cara da Bússola, que o Wojak mencionou anteontem. É um prazer ter recebido o convite. Gostei da idéia deste blog desde a primeira vez em que acessei.

A Bússola, por sinal, tem uma prima gringa, mais completa e mais rica: o The Journalist's Toolbox. Ele foi criado por um professor de jornalismo dos EUA, para guiar seus alunos em suas pesquisas na internet. Lá por 1996, se não me engano, eu já acessava isso pelo browser Lynx, que era todo em modo texto. Na semana passada, o site foi comprado pelo American Press Institute. (O Observatório da Imprensa desta semana noticia o assunto, mas de forma completamente torta: é como se a Caixa de Ferramentas tivesse acabado de ser criada.)

17.2.03

mulheres do mundo: uni-vos

e o velho brother camarada Zé de Abreu, Conde de Vilas do Atlântico, criou o site MMFB - Movimento das Mulheres que Falam Buceta. Como ele mesmo diz, "falar buceta é uma questão de atitude, de posicionamento eroto-político, de orgulho feminino.". Meninas, vão já pra e gritem "buceta". Nós, os homens, comovidos, agradecemos...

em tempo - o Zé criou o site, mas o conceito original foi desenvolvido por Renata Menegatti, Delícia Cremosa atuante e pop por convicção.

Bússola Internética

A Bússola Internética reúne uma série de sites listando as mais diversas informações, de jornais online, a dicionários, guias telefônicos, dados políticos, sócio-econômicos, uma porrada de coisas.

Na sua próxima pesquisa, tente a Bússola Internética.

A Bússola é obra do jornalista Marcelo Soares, responsável pelo glorioso Cabide.

14.2.03

Orcae Ita!

O The Alternative Dictionaries é um projeto coletivo que lista dezenas de expressões de baixo calão, gírias, jargões, expressões idiomáticas, palavrões e expressões não-ortodoxas normalmente não encontradas em dicionários comuns.
O Alternative abrange diversas línguas: inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, polonês, russo, basco, latim, etc. Qualquer pessoa pode sugerir novos termos, desde que explique seu significado e uso. Falando nisso, o segmento português tem apenas 53 palavras, muitas delas escritas erradas.
Para dar sua sugestão, basta seguir o link a seguir: Alternative Dictionaries.

Quem não navega necrosado fica

Senhores astronautas: queiram se dirigir a este portal, cortar o cordão umbilical com a nave e vagar soltos pelo espaço. O Necrose é pra iniciados e terminados em sci-fi. Primórdios (quem achou que ficção científica era só futuro?), clássicos e (vá lá, por que não?) ícones que já andavam lost in space mas que podem ser recuperados por quem se aventurar neste site sideral. De Júlio Verne a Carl Sagan, de Edgar Allan Poe aos filmes e às HQs -- pega sua espada-laser, teu mouse e vai até onde o homem jamais foi. Ou voltou.

P.S. - Ah, os caras já foram premiados com o Evil Inside (entra trilha de suspense...)

A vaquinha canta "mu"

Marketing digital legal é isto. Este site é de um laticínio na Suécia e, bem, vocês sabem, suecos são esquisitos. Tão esquisitos que resolveram a Milko Music Machine. Você cria clips, criando as coreografias, trilha sonora, etc. A coisa tomou uma proporção tão grande que até foi criado um concurso anual. Vá e perca hooooras com isto.